Instabilidades predominam na região Norte nesta terça-feira (20), provocando pancadas de chuva com temporais e acumulados mais volumosos no Acre, Rondônia e sul do Amazonas. No Amapá, o tempo deve ser seco e, em Tocantins, a previsão é de chuva isolada.
Há possibilidade de precipitação com baixos acumulados em todo o Centro-Oeste. No noroeste de Mato Grosso, a chuva deve vir acompanhada de trovoadas e acumulados mais elevados. O calor diminui, mas a sensação de mormaço permanece na região.
Na região Sul, a chegada de um ciclone deixa o tempo encoberto no Rio Grande do Sul, e uma frente fria se aproxima do estado gaúcho, aumentando as instabilidades. No Paraná, a chuva deve cair com mais intensidade no norte do estado, devido à circulação dos ventos. Já no norte gaúcho e sudoeste paranaense, o tempo segue firme e com muitas nuvens.
A circulação dos ventos no Sudeste mantém o tempo instável em São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. O tempo fica firme apenas na capital mineira, Zona da Mata e Espírito Santo. No interior paulista, as pancadas de chuva são isoladas, com risco de trovoadas e possibilidade de sol.
No Nordeste, o tempo fica bem instável na costa da Bahia, enquanto pancadas isoladas com ventos fortes atingem a costa do Ceará. No interior, o tempo permanece seco e com calor intenso.
Com informações da Climatempo
Com Supervisão de Elaine Silva, jornalista.*