Indústria eleva volume de produção em agosto

Setor também registrou alta na geração de empregos

19/09/2022 às 20:35 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Agosto registrou um avanço simultâneo tanto no índice de produção quanto na geração de empregos no setor industrial pelo quarto mês consecutivo. O resultado foi divulgado na sexta-feira passada (16), por meio da Pesquisa de Sondagem Industrial da CNI (Confederação Nacional da Indústria). 

O índice de evolução da produção registrou alta de 54,5 pontos no mês passado, resultado acima da linha divisória dos 50 pontos. A média anual para os os meses de agosto é de 52,7 pontos.

Na geração de empregos, o setor industrial teve evolução no número de pessoas contradas no mês de referência, alcançando 52,2 pontos. A média habitual para agosto é de 49 pontos, ou seja, geralmente ocorre queda de vagas de emprego na passagem de julho para agosto.

 

Expectativas

As expectativas da indústria para o mês de setembro seguem acima de 50 pontos, revelando o otimismo do empresários do setor. A intenção de investimento avançou pelo segundo mês consecutivo, sendo esperada elevação da demanda, da quantidade exportada, do número de empregados e das compras de matéria-prima para os próximos meses.

O índice de expectativa de demanda ficou em 59,3 pontos, apresentando leve queda, de 0,4 ponto, na comparação com o mês de julho. Já o indicador da expectativa de compras de matéria-prima registrou 56,9 pontos, um recuo de 0,4 ponto ante agosto. O índice de expectativa de quantidade exportada registrou 52,8 pontos, mantendo relativa estabilidade com relação ao resultado do oitvao mês de 2022, quando foram registrados 52,9 pontos. O índice de intenção de investimento alcançou 59 pontos, maior valor entre meses de setembro, desde o início da série da CNI. O resultado representa um aumento de 2,1 pontos na comparação com o mês anterior.

Na pesquisa de Sondagem Industrial foram ouvidas 1.781 empresas, entre os dias 1º e 12 setembro, sendo 696 de pequeno porte, 637 médias empresas e 448 de grande porte.

Com informaçãos do CNI

Foto de capa Pixabay

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista*


Últimas Notícias