Banco Central reporta vazamento de dados de 137,3 mil chaves Pix

Exposição foi a quarta registrada desde o lançamento do sistema de pagamento

16/09/2022 às 21:00 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Dados de cerca de 137,3 mil chaves Pix vinculadas ao método de pagamento instantâneo do Posto Ipiranga, ‘Abastece Aí’, foram vazados, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (16), pelo BC (Banco Central). A exposição, que aconteceu entre 1º de julho e 14 de setembro, foi a quarta registrada desde o lançamento do sistema, em novembro de 2020. 

Como cada pessoa física pode ter até cinco chaves, e cada pessoa jurídica até 20, o BC informou que o total de clientes afetados chega a 137.122. Foram divulgados dados cadastrais que não afetam a movimentação de dinheiro e nem o sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos. O incidente expôs o nome de usuário, CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta, e data de criação da chave Pix. 

De acordo com o BC, todos os clientes com informações divulgadas serão comunicados por meio do aplicativo de pagamento ou do internet banking da instituição de relacionamento. 

O vazamento não sinaliza que todos os dados foram expostos, mas que ficaram visíveis para terceiros e podem ter sido capturados. O caso será investigado pelo BC e o aplicativo pode ser multado, suspenso ou excluído do sistema Pix. 

Com informações e foto da Agência Brasil 

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.* 


Últimas Notícias