5G começa a funcionar em mais sete capitais nesta segunda

Com ativação do sinal, 22 capitais passarão a contar com a tecnologia

18/09/2022 às 12:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta segunda-feira (19), mais sete capitais brasileiras passarão a contar com a tecnologia 5G. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou o lançamento em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina. Com a decisão, 22 capitais terão acesso à tecnologia.

O início da operação do 5G no Brasil ocorreu no dia 6 de julho, com a ativação do sinal em Brasília. O prazo inicial do serviço em todas as capitais brasileiras era até 31 de julho. No entanto, a Anatel adiou o cronograma duas vezes devido ao atraso na entrega dos filtros que evitam que o 5G interfira em serviços profissionais de satélite.

Agora, o novo prazo para a liberação do sinal nas demais capitais é até 27 de novembro. A data, no entanto, poderá ser antecipada caso as operadoras consigam concluir a instalação de antenas e de filtros antes desse prazo.

Para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. A maioria dos aparelhos mais novos já vêm habilitados e as operadoras não estão pedindo a troca de chip. Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.

Com informações da Agência Brasil

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias