Previsão de crescimento econômico para 2022 registra alta

PIB brasileiro cresceu 4,6% em 2021, totalizando R$ 8,7 trilhões

15/09/2022 às 20:50 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A SPE (Secretaria de Política Econômica) do Ministério da Economia elevou a projeção para o crescimento da economia de 2022, segundo projeções divulgadas no Boletim MacroFiscal desta quinta-feira (15). A avaliação para o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) subiu de 2% para 2,7% em relação ao boletim divulgado em julho. O resultado é reflexo do aumento do emprego, do desempenho do setor de serviços e da elevação da taxa de investimento. 

De janeiro a junho, o indicador acumulou alta de 2,5%. Já em 2021, o PIB brasileiro cresceu 4,6% e totalizou R$ 8,7 trilhões. 

Mercado de trabalho 

Ainda de acordo com o Ministério da Economia, houve expansão no mercado de trabalho, com a taxa de desocupação caindo para 9,1% no trimestre encerrado em julho. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o contingente de pessoas ocupadas chegou a quase 100 milhões, um recorde na série histórica iniciada em 2012. 

Perspectivas

O Ministério da Economia espera a continuidade do crescimento da atividade ao longo deste segundo semestre. No entanto, as estimativas também antecipam uma desaceleração da economia devido a riscos externos, como os impactos da guerra na Ucrânia e a desaceleração do crescimento global. 

Segundo o boletim, o cenário básico para a projeção pressupõe um crescimento moderado das economias desenvolvidas (1,1%) e emergentes (4,4%) para 2023.

Com informações e foto da Agência Brasil 

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.* 


Últimas Notícias