Preço de hortaliças mantém redução em agosto nas Ceasas

Entre as frutas, a maçã registrou alta nas cotações devido às condições climáticas durante o cultivo

15/09/2022 às 15:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

O movimento de queda nos preços das hortaliças segue firme nos mercados atacadistas do país. Segundo informações do 9º Boletim do Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro), divulgado nesta quinta-feira (15) pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), em agosto, alface, batata, cenoura e tomate apresentaram cotações ainda mais baixas em comparação ao mês de julho na maioria das Centrais de Abastecimento analisadas.

A redução só não é mantida em relação ao preço da cebola, que continua em alta. O preço médio ponderado do produto aumentou cerca de 12% em agosto. Neste período, a região Sudeste aparece como principal abastecedora (quase 50%), seguida do Centro-Oeste (25%) e do Nordeste (15%). A alta atípica de preços neste ano pode ser atribuída, em grande parte, à performance da produção nordestina, que está abaixo do esperado.

Frutas

Em agosto, dentre as frutas analisadas, a melancia teve destaque de baixa nos preços. De acordo com o boletim, houve maior comercialização do produto e queda das cotações na maior parte dos entrepostos atacadistas, com a produção concentrada em Ceres (GO) e no centro-oeste do Tocantins. O calor e a demanda retraída tiveram grande influência nesse resultado.

No caso da maçã, a relação foi inversa, apresentando alta em todos os mercados em função dos problemas na última safra, afetada pela seca na região sul.

Para o próximo mês, no caso da laranja, é prevista uma leve pressão para a elevação nas cotações, devido à absorção industrial para produção de suco feita pela indústria paulista. Já para outras frutas como banana e mamão não há uma tendência de movimento uniforme.

Ceasa RS

Uma novidade apresentada na nova edição do Boletim Prohort foi a inclusão da Ceasa de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entre as centrais analisadas. A formação de novas parcerias amplia o universo de análises da Conab e oferece um panorama ainda mais abrangente do setor. Todas as informações contidas neste estudo foram apuradas com base nos preços das Centrais de Abastecimento localizadas em São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Brasília/DF, Recife/PE, Fortaleza/CE, Rio Branco/AC e Porto Alegre/RS.

Com informações da Conab

Foto de capa: Luciana Cury/Seaf


Últimas Notícias