Setembro já dá sinais positivos para exportação da carne de frango

A previsão é de que o volume total do mês seja superior a 460 mil toneladas

17/09/2022 às 10:15 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nos seis primeiros dias úteis de setembro, o Brasil exportou cerca de 132 mil toneladas de carne de frango in natura. De acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), vinculada ao Ministério da Economia, o volume corresponde a embarques médios de 21.978 toneladas por dia, 30% a mais que a média diária de agosto deste ano e quase 19% superior ao mesmo período do ano passado.

Os números indicam um bom resultado, no entanto, especialistas ressaltam que os registros iniciais dos meses, quase sem exceção, tendem a diminuir conforme o passar dos dias. Na primeira semana de julho, por exemplo, foram exportadas, em média, 20.240 toneladas por dia, mas o volume foi caindo aos poucos e o mês fechou com uma média de 17.957 toneladas diárias.

De toda forma, se ocorrer recuo na mesma proporção (pouco mais de 11%), o bom desempenho estará garantido. Mas, ainda que a média diária do período seja superior em relação à agosto, o total de setembro pode não alcançar o volume registrado em agosto passado, já que o atual mês tem dois dias úteis a menos.

A expectativa de volume total do mês é superior a 460 mil toneladas, quase 20% a mais que o alcançado em setembro de 2021. Quanto aos preços, a previsão é de retrocesso, uma vez que a média registrada no início deste mês não foi além de US$ 2.020 por tonelada, valor que, mesmo representando valorização anual de 17%, corresponde ao mais fraco resultado dos últimos cinco meses e confirma tendência já apontada pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

Com informações da Secex e Avisite

Foto de capa: Divulgação/BRF


Últimas Notícias