Produção industrial sobe 0,6% entre junho para julho

Pará, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio de Janeiro apresentam resultados acima da média nacional

17/09/2022 às 09:35 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A produção industrial brasileira subiu 0,6% na passagem do mês de junho para julho, de acordo com a PIM (Pesquisa Industrial Mensal) Regional, divulgada na semana passada. Segundo o levantamento, foram registradas elevações no Pará (4,7%), Mato Grosso (3,7%), Santa Catarina (1,9%) e Rio de Janeiro (0,7%), que ficaram acima da média nacional. 

Minério de ferro

O Pará está entre os principais estados responsáveis pelo crescimento da produção de minério de ferro devido ao desempenho da indústria extrativista. Além do estado do Norte, o Rio de Janeiro também é responsável pela alta, onde se destacam o petróleo e o gás natural. Santa Catarina detém a indústria de máquinas, equipamentos e produtos de borracha e material plástico. O setor de alimentos foi o que mais influenciou positivamente a indústria do Mato Grosso. 

Destaques negativos 

A produção industrial do Espírito Santo caiu 7,8%, ampliando a queda de 1,3% em junho. A Bahia apresentou uma baixa de 7,3%, enquanto o Nordeste teve uma baixa de 6,8% em três meses consecutivos. São Paulo, considerado o maior parque industrial do país, caiu 0,6% em relação a junho.

De acordo com o analista da PIM Regional, Bernardo Almeida, o estado paulista está 1,5% abaixo de seu patamar pré-pandemia. “Por parte da oferta, o abastecimento de insumos e o encarecimento das matérias-primas, e pelo lado da demanda, inflação alta e juros elevados, causando o encarecimento do crédito”, afirma. 

Com informações e foto da Agência Brasil

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.*


Últimas Notícias