Publicada nova lista de produtos com direito a bônus do PGPAF

Laranja e feijão caupi terão as maiores bonificações em setembro

09/09/2022 às 10:17 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi publicada na edição desta sexta-feira (9) do Diário Oficial da União a lista com os produtos que receberão o bônus do PGPAF (Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar) em setembro. O destaque fica para o maracujá na Bahia, que deixa de receber a bonificação, o que significa que o produto está com preço mais remunerador aos produtores do estado.

No total, oito produtos receberão bônus nesse mês: abacaxi (Sergipe), açaí (Acre), banana (Ceará, Paraíba e Pernambuco), borracha natural (Bahia e Maranhão), cacau (Amazonas, Pará, Rondônia, Bahia e Espírito Santo), castanha de caju (Piauí), feijão caupi (Tocantins, Maranhão e Mato Grosso) e laranja (Pará, Bahia e Rio Grande do Sul).

O maior bônus concedido, segundo a lista, é de 39,62% (para a laranja no Pará) e o segundo maior (39,06%) é relativo ao feijão caupi em Mato Grosso.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) é responsável por coletar o preço de mercado e calcular o bônus. O desconto nas parcelas de financiamento do Pronaf é oferecido pelo governo federal com base no valor médio de mercado e no preço de garantia de cada produto.

Com informações da Conab

Foto de capa: Wenderson Araújo/CNA-Senar


Últimas Notícias