Dois lotes da matéria-prima propilenoglicol adquiridos da empresa Tecno Clean Industrial LTDA, foram suspensos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), após a contaminação do propilenoglicol por monoetilenoglicol, causando intoxicação de animais por ingestão dos produtos.
O propilenoglicol é um aditivo permitido tanto para alimentação animal quanto para alimentação humana. As empresas fabricantes de produtos para alimentação animal registradas no Mapa deverão identificar e fazer o recolhimento no comércio atacadista e varejista.
O Mapa encaminhou ofício às associações Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal), Abiam (Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos) e Abra (Associação Brasileira de Reciclagem Animal) para que reúnam esforços na divulgação dos dados junto a seus associados.
Com as informações e foto do Mapa
Com a supervisão de Elaine Silva,jornalista*