Manifestações tomam conta do país neste 7 de setembro

Feriado será celebrado com programação especial em diversas regiões

07/09/2022 às 08:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Este ano, o feriado de 7 de setembro, que celebra o Bicentenário da Independência do Brasil, deve ser marcado por diversas atividades pelo país. Além dos tradicionais desfiles cívicos, manifestações políticas devem ocorrer ao longo do dia em todo Brasil. Confira a programação em algumas capitais brasileiras:

Brasília (DF)

Após dois anos suspenso, devido às normas de biossegurança para prevenção à Covid-19, o desfile cívico-militar volta à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a partir das 9h. O evento terá a participação das forças militares, escolas, grupamento de tratores e desfile aéreo da Esquadrilha da Fumaça.
Caminhoneiros e comitivas de apoiadores do candidato à reeleição Jair Bolsonaro se encontrarão no Estádio Mané Garrincha, a poucos quilômetros da Esplanada, a partir das 13h. Manifestantes contrários às pautas do atual presidente terão como ponto de encontro o estacionamento da Torre de TV. O local também será monitorado pela Polícia Militar do DF.

São Paulo (SP)

A comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil na capital paulista contará com desfiles, shows e a reabertura simbólica do Museu do Ipiranga nesta quarta-feira (7). O desfile cívico-militar terá início às 8h, na Avenida Dom Pedro I, com a participação do Exército, Força Aérea Brasileira e da Marinha. Depois, diversos políticos devem se revezar para discursar no palanque. Os grupos favoráveis ao governo vão se concentrar das 11h às 18h na região da Avenida Paulista, entre a Praça do Ciclistas e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Já o ato do ‘Grito dos Excluídos’ e os movimentos que vão protestar contra a atual gestão ficarão no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, das 14h às 17h.

Rio de Janeiro (RJ)

Na capital fluminense não haverá desfile neste 7 de setembro, no entanto, será realizado um Tributo Cívico-Militar ao Bicentenário da Independência do Brasil, em Copacabana, a partir das 13h. Jair Bolsonaro deve participar do ato.

Campo Grande (MS)

A capital sul-mato-grossense também retoma o desfile cívico-militar neste feriado. O evento será realizado na rua 13 de maio,a  partir das 9h. Além dos integrantes do Exército, também devem participar da celebração representantes de outras instituições de segurança pública, como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, alunos de escolas estaduais e municipais, bem como integrantes de projetos sociais. No período da tarde, ocorre a Marcha Para Jesus, às 14h, na Praça do Rádio, além de passeata, carreata e motociata no centro da cidade.

Porto Alegre (RS)

Em Porto Alegre, o desfile cívico será realizado a partir das 10h, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. O evento contará com militares da ativa, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, veteranos das Forças Armadas e representantes de entidades civis. Pela primeira vez, paraquedistas do Exército a bordo de aeronave da Força Aérea Brasileira também farão parte da comemoração.

Belo Horizonte (MG)

Na capital mineira, o tradicional desfile cívico ocorrerá na Avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte, a partir das 9h. O roteiro  inclui a participação de integrantes das Forças Armadas, com destaque para veteranos da Força Expedicionária Brasileira, que combateram na Segunda Guerra Mundial. Também haverá desfile dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e alunos da Escola de Sargentos das Armas.

João Pessoa (PB)

Também haverá desfile na capital paraibana, nas avenidas Getúlio Vargas e Duarte da Silveira. Participarão do evento escolas públicas, bandas marciais, e órgãos públicos como o Samu-JP e a Semob-JP, além de entidades de classe e tropas federais e estaduais, como o Exército e a polícia. A celebração deve terminar por volta das 12h.

Foto de capa: José Cruz/Agência Brasil


Últimas Notícias