Zoneamento Agrícola de Risco Climático do café na BA é atualizado

Zarc avalia as condições do solo, clima e tipos de cultivo para orientar produtores

07/09/2022 às 15:09 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi lançado na segunda-feira (5), a versão atualizada do Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático) do café para o estado da Bahia. Os novos resultados passaram a classificar alguns municípios como baixo risco climático na Região da Chapada Diamantina. O Zarc Café avalia as condições do solo, clima e tipos de cultivo para orientar produtores de café com o objetivo de minimizar perdas agrícolas decorrentes de adversidades climáticas.

Para atualizar estatísticas e estimar a real viabilidade da região, uma missão técnica foi realizada no âmbito da cooperação firmada entre a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o Proagro-Banco Central do Brasil, que visitaram áreas propícias para produção de café na região da Chapada Diamantina. A iniciativa ocorreu entre os dias 24 e 27 de julho deste ano. 

Com a coleta dos dados, foi possível realizar uma avaliação mais precisa e localizada que comprovou a viabilidade do cultivo com risco dentro dos limites aceitáveis para a produção de café naquela região. Também foi constatado que a área é propícia para o cultivo de café sequeiro, com altitude predominante acima dos 800 metros, orientada de norte a sul e cobrindo alguns municípios ou parte de municípios. 

A versão atualizada do Zarc Café passou a incluir municípios da parte norte da Chapada, como Bonito, Seabra, Iraquara, Mulungu do Morro, Morro do Chapéu, entre outros propícios para produção cafeeira.

Com as informações do Mapa

Foto de capa Agência Brasil

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista*


 


Últimas Notícias