MS se torna importante produtor e exportador de tilápia

Os principais destinos da proteína sul-mato-grossense são os Estados Unidos e o Canadá

11/09/2022 às 14:40 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O pescado de Mato Grosso do Sul é destaque no cenário brasileiro de Piscicultura e ocupa o 2º lugar no ranking nacional em exportação da tilápia. De janeiro a julho de 2022, o embarque da espécie aumentou 98,04%, totalizando 785,860 kg. Em 2021, o volume foi de 396,812 kg. Os principais destinos da proteína sul-mato-grossense são os Estados Unidos, com 94,07% das compras, e o Canadá com 5,93%.

O coordenador técnico do Sistema Famasul, André Nunes, destaca que os avanços genéticos e a expansão da produção foram os principais fatores que impulsionaram a piscicultura à patamares competitivos. “Na última década o consumo desta proteína aumentou e percebemos isso quando chegamos no supermercado e nos deparamos com variedades de peixes, inteiro, processado, em postas, filé. Antes só encontrávamos nas peixarias”, afirma.

Entre janeiro a agosto deste ano, a produção de peixes no estado cresceu 32,92% em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os municípios que mais se destacam são Aparecida do Taboado, Selvíria, Mundo Novo, Brasilândia e Itaporã, que além do clima e da logística, favorecem a produção.

Com as informações e Foto de Capa do CNA

*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista


Últimas Notícias