Concurso procura o melhor queijo produzido no Paraná

Queijeiros classificados receberão medalhas; inscrições estão abertas

11/09/2022 às 10:11 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Sistema FAEP/Senar-PR, Sebrae/PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e Sindileite-PR lançaram o ‘Prêmio Queijos do Paraná’. O concurso tem o objetivo de divulgar a qualidade e valorizar os derivados produzidos no estado, tanto de queijeiros artesanais quanto da indústria.

Além de avaliar e condecorar os queijos, o prêmio contempla uma série de ações voltadas ao desenvolvimento do setor, como a qualificação de produtores de leite, de produtores artesanais de queijo e de indústrias lácteas. A iniciativa também terá eventos promocionais, oficinas e minicursos direcionados ao público consumidor e a empórios e lojas especializadas.

O prêmio é dividido em 19 categorias: 12 delas são voltadas a variedades produzidas a partir de leite de vaca; duas de leite de cabra; duas de leite de ovelha; duas de leite de búfala; e uma categoria para criações (como queijos aromatizados ou condimentados). Um dos pré-requisitos é que os queijos participantes, tanto os artesanais quanto os industriais, tenham sido produzidos no Paraná.

A organização destaca que o diferencial do concurso é que os queijos não concorrem diretamente uns com os outros. Eles serão avaliados por uma banca especializada e receberão pontos de 0 a 20, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Os produtos que obtiverem 18 pontos ou mais serão condecorados com a medalha de ouro. Para receber medalha de prata, é preciso fazer pelo menos 16 pontos. Já aqueles que fizerem 14 pontos, ficam com o bronze. A comissão julgadora pode, ainda, indicar os melhores queijos à seleção final, que podem ser reconhecidos com a medalha super ouro.

Além de poderem usar os selos das medalhas na embalagem de seu produto, os produtores dos queijos condecorados também receberão outros prêmios, que vão desde consultoria de gestão e de design de embalagem até treinamentos voltados ao processo de produção.

Inscrição

Os produtores interessados em participar do concurso podem se inscrever até 1º de março de 2023, por meio da página do Sistema FAEP/Senar-PR, onde também está disponível o regulamento completo do concurso. A avaliação e premiação estão marcadas para 1º de junho do próximo ano.

Com informações e foto do Sistema FAEP/Senar-PR


Últimas Notícias