Pandemia reduz consumo de carne bovina e dá espaço às opções mais baratas

Baixo poder de compra dos brasileiros elevou a procura por carne suína

01/09/2022 às 15:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Pixabay

Dados do consumo per capita de carne bovina, disponibilizados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) através do levantamento das principais proteínas consumidas pela população brasileira, indicam que a carne bovina tem perdido espaço na mesa dos consumidores. Nos últimos anos houve perda mais acentuada, com consumo abaixo de 30 kg por pessoa.

Segundo o estudo, este cenário foi influenciado pela pandemia, que afetou a economia brasileira, e a saúde financeira da população que passou a buscar proteínas alternativas mais baratas.

A Conab estima que o consumo per capita de carne bovina deve atingir 25,6 kg em 2022. O volume representa uma retração anual de quase 8% ou 14 kg a menos que o consumido em 2005. Por enquanto é previsto uma pequena recuperação para o próximo ano.

Carne suína

Ainda de acordo com o levantamento realizado pela Conab, a carne suína tem aparecido cada vez mais no prato dos brasileiros. No início do século, por exemplo, o consumo atingiu quase 14 kg por pessoa, e, depois de mostrar retrocesso por alguns anos, começou a se recuperar anualmente e tem atingido volumes cada vez maiores.

No ano passado, o consumo per capita alcançou 16,9 kg e, segundo a Conab, deve aumentar para 17,6 kg neste ano, um incremento anual de 4,1%. As primeiras estimativas levantadas para 2023 também indicam a possibilidade de se atingir volume acima dos 18 kg, que corresponde a um novo crescimento de 3,4%.

Com informações da Conab

Foto de capa: Wenderson Araújo/CNA-Senar


Últimas Notícias