CNA promove mutirão para renegociação de dívidas de produtores rurais

Encontros irão auxiliar pessoas que contrataram operações com recursos dos fundos constitucionais

25/08/2022 às 08:10 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), em parceria com federações estaduais e sindicatos rurais, está promovendo mutirões de renegociação de dívidas de operações de crédito rural contratadas com recursos dos fundos constitucionais de financiamento. O objetivo da ação é dar suporte para a regularização, com base nas condições de renegociação previstas na Lei 14.166/2021, que autoriza a liquidação ou parcelamento de contratos com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO).

Os descontos podem chegar a 90%, conforme o porte do produtor e da localização, e o valor da dívida repactuada fica limitado, no mínimo, ao valor do principal liberado e não amortizado.

As rodadas têm o intuito de mobilizar os produtores rurais para que conheçam os benefícios da lei e protocolem o quanto antes o seu pedido de adesão aos programas de renegociação, que deve ser feito até 30 de dezembro deste ano, sendo o primeiro passo para se beneficiar das condições estabelecidas.

O foco dessa primeira etapa de mutirões são os municípios localizados na área de atuação da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), beneficiários do FNE. Ao todo, a Região Nordeste e o estado de Minas Gerais devem sediar 44 encontros para orientar os produtores. Também estão sendo programados mutirões para a Região Norte. As reuniões contam com o apoio do Banco do Nordeste, que opera o FNE, e Banco da Amazônia, que administra o FNO.

Com a repactuação das dívidas, o produtor poderá sair da situação de inadimplemento e se tornar apto a acessar novas linhas de crédito para financiar o custeio e o investimento da sua produção.

As datas e locais dos mutirões podem ser conferidos na página da CNA.

Com informações da CNA

Foto de capa: Mapa


Últimas Notícias