Pesca de camarões na Lagoa Araruama é alterada

Mudança do período de defeso visa proteger a época de recrutamento

24/08/2022 às 21:35 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A pesca de camarões na Lagoa de Araruama, no estado do Rio de Janeiro, terá alterações. Conforme a Portaria n º 1.217, publicada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) o período de defeso dos crustáceos, quando é proibida a pesca, passará a ser de 1º de abril a 30 de junho. Atualmente, o defeso era o mesmo que o definido para os peixes, ou seja, de 1° de agosto a 31 de outubro. Com a mudança, a proibição para pesca dos camarões ocorrerá em período diferente. 

A alteração do período de defeso para camarões visa proteger a época de recrutamento (quando novos indivíduos entram ou começam a fazer parte da população que está disponível para pesca) e, ao mesmo tempo, possibilitar o exercício da atividade de pesca artesanal na Lagoa de Araruama quando os camarões estão maiores. A mudança irá favorecer a manutenção do estoque quanto a geração de renda para as comunidades de pescadores artesanais.

A alteração do defeso  segue o tripé da sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Anteriormente, o período de defeso estabelecido não protegia o maior pico de recrutamento no interior da Lagoa. Os camarões podiam ser pescados, mas estavam em tamanhos inferiores ao permitido pela legislação (90mm), afetando negativamente a manutenção do estoque e as comunidades de pescadores artesanais.

A Portaria mantém a proibição da pesca de peixes de 1º de agosto a 31 de outubro na Lagoa de Araruama. E revoga a Portaria nº 110, de 24 de setembro de 1997

Com informações do Mapa

Foto capa 
 


Últimas Notícias