Tecnologia 5G chega em mais quatro cidades do país

Prazo para liberação foi prorrogado até dia 28 de setembro

22/08/2022 às 15:07 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Começa a funcionar hoje (22) nas cidades do Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas, a tecnologia 5G de telefonia móvel. As cidades de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo, já contam com a nova tecnologia.

O início da operação do 5G no Brasil ocorreu no dia 6 de julho, com a ativação do sinal em Brasília. O prazo para a liberação do 5G nas demais capitais foi prorrogado para 28 de outubro, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Inicialmente prevista para ser acionada no dia 29 de agosto, a autorização para que as operadoras iniciam o funcionamento do 5G nessas cidades foi antecipado pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). 

Nova tecnologia

A tecnologia 5G oferece velocidade média de 1 Gbps (Gigabit), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. Além disso, o sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados.

Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão, além de estar na área de cobertura da operadora. Até o momento, a Anatel já certificou e homologou 83 modelos de aparelhos celulares para receber o sinal 5G.

Com informações e foto capa da Agência Brasil 
 


Últimas Notícias