Focos de queimada no Brasil reduzem no 1º semestre de 2022

Juntos, os biomas apresentaram queda de 3,5% em relação ao mesmo período de 2021

21/08/2022 às 20:35 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Entre janeiro e julho de 2022, o número de focos de queimadas no Brasil registrou queda de 3,49% em comparação ao mesmo período do ano passado. O levantamento realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), envolve os seis biomas existentes no Brasil: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa.

Uma das estratégias para combater os focos de incêndios no país é a operação ‘Guardiões do Bioma – Combate a queimadas e incêndios florestais’, que está em sua segunda edição. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio do Ministério do Meio Ambiente, a operação conta com um efetivo de 1.250 combatentes por mês nos estados, 1.800 agentes da Força Nacional de Segurança Pública e mais de 3 mil brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e PrevFogo/Ibama. A atuação ocorre em 15 estados da Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga.

A segunda edição da operação começou no dia 21 de junho e deve prosseguir até janeiro de 2023 com ações contra o fogo, investigação dos crimes ambientais e uso de equipamentos de contenção de incêndios, como embarcações, reboque, drones e GPS.

As operações são realizadas no Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Resultados anteriores

A primeira fase do eixo de combate aos incêndios florestais da operação ‘Guardiões do Bioma’ foi lançada em 1 de julho de 2021 e terminou em 31 de janeiro de 2022. Nesse período, mais de oito mil profissionais atuaram no combate a 18,3 mil focos de incêndios florestais e 7 mil crimes ambientais.

Foram 3.853 ações preventivas, 1.607 multas aplicadas e 137 maquinários apreendidos, além de 1.580 animais resgatados nos 11 estados brasileiros. Houve, ainda, a apreensão de 5.848 m³ de madeira.

Com informações do Ministério do Meio Ambiente

Foto de capa: Mayke Toscano/Secom MT


Últimas Notícias