Cotações da carne suína segue em alta no mês de agosto

Houve uma diminuição na competitividade da proteína de porco frente às concorrentes

19/08/2022 às 20:00 atualizado por Débora Oliveira* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Valores da carne suína registram forte alta na parcial de agosto, divulgada na última quinta-feira (18). Em contrapartida, as carnes bovinas e de frango seguem em baixa neste mês, o que diminui a competitividade da proteína de porco frente às concorrentes.

As demandas interna e externa são fatores cruciais para a valorização da carne suína. No caso da carne de frango, houve um menor consumo interno, em razão do alto patamar dos preços, e a maior oferta – devido à queda nas exportações em julho – o que pressionou as cotações, como aponta o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Para a proteína bovina, a combinação do baixo poder de compra da população e dos preços elevados da carne segue diminuindo as vendas no mercado interno, enfraquecendo as cotações.

A carcaça especial suína está R$ 2,52/kg mais cara que o frango inteiro neste mês (até o dia 16), aumento de 18,8% frente à diferença registrada no mês anterior. 

Com relação à carcaça casada bovina, a diferença está em R$ 9,98/kg, queda de 7,4% frente à observada no mês anterior. Assim, com o preço médio da carne suína se distanciando do valor do frango e se aproximando do da carne bovina, sua competitividade frente a essas concorrentes diminui.

 

Com informações do Cepea

Foto capa: Secom

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.
 


Últimas Notícias