Índice de preços ao produtor agropecuário fica estável em julho

Alta do leite, do suíno vivo e do boi gordo contribuiu com a elevação do índice da pecuária

18/08/2022 às 20:35 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

No mês de julho, o IPPA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) se manteve praticamente estável frente ao de junho, em termos nominais. O resultado esteve atrelado ao contrabalanceamento das variações dos índices de grupos de alimentos.

Por um lado, o IPPA-Grãos e o IPPA-Cana-Café recuaram 4,1% e 0,5%, respectivamente. Por outro lado, foram verificados avanços no IPPA-Pecuária e IPPA-Hortifrutícolas, de 4,6% e 19,3%, nesta ordem. O resultado observado para o IPPA-Pecuária esteve atrelado à alta dos preços nominais do leite, do suíno vivo e do boi gordo. No caso do leite, que acumula valorização consecutiva desde o início deste ano, o resultado se atribui à menor oferta no campo.

Para os suínos, o baixo poder de compra da população impulsionou a demanda por animais vivos pelos frigoríficos. No caso do boi gordo, apesar da elevação dos preços da arroba em relação a junho, pesquisadores do Cepea apontam que, na comparação anual parcial (de janeiro a julho), os valores estão inferiores aos de 2021, devido à baixa procura pela carne pela população brasileira.

Quanto aos hortifrutícolas, o resultado para o grupo se deve às elevações nos preços nominais da banana e da uva. Em ambos os casos, estão relacionadas às baixas ofertas das frutas. No caso do IPPA-Grãos, o resultado advém das quedas observadas para o algodão em pluma, milho em grão, soja e trigo.

Já no IPPA-Cana-Café, verificaram-se quedas nos preços de ambos os produtos que compõem este grupo. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), registrou queda de 0,52%. Logo, de junho para julho, os preços agropecuários subiram frente aos industriais da economia.

Com informações do Cepea

Foto de capa: Fabiano Marques/Embrapa


Últimas Notícias