Banana e outras três frutas registram alta de preços em julho

Análise realizada pela Conab teve seus resultados divulgados nesta semana

18/08/2022 às 08:08 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

No mês de julho, dentre as frutas analisadas pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a banana, a maçã, o mamão e a melancia tiveram um comportamento de alta nos preços. Já o valor da laranja ficou praticamente estável na maioria dos mercados.

De acordo com os dados do 8º Boletim Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro), o aumento da banana ocorreu por conta da menor produção, tanto da nanica quanto da prata, com tendência não uniforme de comercialização no atacado a depender do período no mês, da situação de demanda local e da proximidade com os centros produtores. Outra situação observada pelo levantamento está relacionada às exportações da fruta, que caíram devido a menor produção e da concorrência com outros países.

O mamão apresentou elevação das cotações e queda na quantidade comercializada. O movimento é semelhante ao mês anterior, porém com menor tendência de alta nas últimas semanas em razão do aumento das temperaturas. A menor produção em 2022 resultou na permanência das exportações em níveis mais baixos em relação a 2021.

A maçã registrou ligeira queda na comercialização, porém, também houve queda dos estoques nas câmaras frias, o que provocou maior controle da oferta e preços mais elevados. A rentabilidade da cultura continua positiva e as importações devem permanecer em alta por causa da baixa oferta nacional.

A queda na comercialização da melancia gerou aumento dos preços, mas favoreceu a rentabilidade para os produtores. A colheita começou a se expandir no fim do mês no Tocantins e o plantio já começou no sul baiano. Mesmo com o período de intervalo nas exportações, os números seguem positivos no ano.

Levantamento

Os dados estatísticos do Boletim Prohort da Conab são levantados nas Centrais de Abastecimento localizadas em São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Brasília/DF, Recife/PE, Fortaleza/CE e Rio Branco/AC que, em conjunto, comercializam grande parte dos hortigranjeiros consumidos pela população brasileira. A íntegra do 8º Boletim Prohort pode ser acessada no Portal da Conab.

Com informações da Conab

Foto de capa: Ronaldo Rosa/Embrapa


Últimas Notícias