Mapa fiscaliza produção de fertilizantes em São Paulo

Ação resultou na apreensão de 100 mil litros de produtos fluidos e 412 toneladas de fertilizantes sólidos

16/08/2022 às 18:15 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Entre os dias 8 e 12 de agosto, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) realizou uma operação para fiscalizar a produção de fertilizantes no estado de São Paulo, que é o maior do país em número de estabelecimentos fabricantes. Durante a ação, foram apreendidos 100 mil litros de produtos fluidos e 412 toneladas de fertilizantes sólidos.

Os auditores fiscais federais agropecuários visitaram 34 empresas da região de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Barretos. A equipe também fez 26 coletas de produtos para análises fiscais, sendo que as amostras de inoculantes representam o equivalente a 260 mil doses do produto.

No total, foram emitidos 22 autos de infração. Na ocasião, oito empresas foram embargadas cautelarmente para realização de adequações. A principal irregularidade constatada foi a ausência ou insuficiência de análises de controle de qualidade das matérias-primas e produtos acabados.

O coordenador de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos do Mapa, Henrique Bley, explica que a fiscalização constatou também que diversas empresas que fabricam fertilizantes fluidos têm produzido adjuvantes. “Essa atividade, embora isenta de registro no Mapa, deve estar devidamente separada e identificada na área fabril, bem como os rótulos dos produtos não devem fazer qualquer menção ao registro da empresa na área de fertilizantes, inoculantes e corretivos”, destaca.

Participaram da ação 16 auditores fiscais federais agropecuários, com apoio logístico das Unidades Técnicas Regionais e da SFA-SP (Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações e fotos do Mapa


Últimas Notícias