Mapa realiza simulação de emergência zoossanitária em Mato Grosso

Ação ocorreu com o intuito de preparar equipes para atuarem no enfrentamento de focos de febre aftosa

13/08/2022 às 15:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre como o serviço veterinário deve agir em uma situação de emergência zoossanitária, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o Indea-MT (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso) realizaram um exercício prático simulando um caso fictício de febre aftosa. A iniciativa visou preparar as equipes para as mais diversas situações em caso de ocorrência de focos de uma doença emergencial no Brasil.

Mais de 230 pessoas participaram da simulação
Foto: Divulgação/Mapa

Durante o treinamento, foi instalado um Centro de Operações de Emergência Zoossanitária para que os participantes do serviço veterinário oficial brasileiro praticassem a organização e os procedimentos técnicos. “O exercício simulado teve como objetivo preparar os servidores para a organização da cadeia de comando e cumprimento dos protocolos que devem ser adotados em uma situação real de surgimento de um foco da doença, como barreiras sanitárias, desinfecção de veículos e instalações, simulação de abate de animais e outras ações nas propriedades rurais”, explica o diretor de Saúde Animal do Mapa, Geraldo Moraes.

O treinamento, que ocorreu no município de Juscimeira, entre os dias 30 de julho e 5 de agosto, envolveu mais de 236 pessoas. Em sua parte teórica, além da febre aftosa, foram abordadas outras zoonoses, como a peste suína africana e clássica, bem como a influenza aviária.

Tendo em vista que o estado do Mato Grosso já se prepara para se tornar zona livre de febre aftosa sem vacinação, a atividade é uma das orientações contidas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa para a retirada da vacina contra a doença.

Participaram da ação auditores fiscais federais agropecuários, médicos veterinários e técnicos dos órgãos estaduais de sanidade agropecuária das 27 unidades federativas, além de servidores da Defesa Civil, forças de segurança pública, Exército Brasileiro, representantes do Panaftosa (Centro Panamericano de Febre Aftosa), do Senasag (Servicio Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidad Alimentaria) da Bolívia, e do Senacsa (Servicio Nacional de Calidad y Salud Animal) do Paraguai.

Com informações e fotos do Mapa


Últimas Notícias