Programa libera mais de R$ 58 milhões para trabalhadores rurais

Recursos são destinados para financiamento de crédito rural e investimentos em infraestrutura

07/08/2022 às 09:35 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foram liberados, de janeiro a junho deste ano, por meio do Terra Brasil (Programa Nacional de Crédito Fundiário) R$ 58,99 milhões dos recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária. 

Das 529 operações analisadas nesse período pelo Decred (Departamento de Gestão do Crédito Fundiário) da SAF/Mapa(Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), 62,4% foram na região Nordeste; 14,4% no Sul; 13,4% no Sudeste e 9,6% no Centro-Oeste. A previsão é que o programa beneficie mais 400 agricultores no acesso à terra até o final de 2022.

O programa é um conjunto de ações e projetos, complementares à reforma agrária, que oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural, oriundo dos recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, e aos investimentos básicos e integrado pelo Subprograma de Combate à Pobreza Rural.

O objetivo principal é o acesso à terra, contribuindo para a geração de renda, segurança alimentar e fortalecimento da agricultura familiar. Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e na contratação de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural). Todo o procedimento para a contratação se dá por meio de parcerias entre os governos federal, estadual e municipal.

Serviço 
Para mais informações sobre o acesso ao programa, entre em contato com o Decred/ SAF (Departamento de Gestão de Crédito Fundiário) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3276-4104.

Com informações e foto do Mapa 
 


Últimas Notícias