Indústrias de produtos avícolas lançam carta aberta

Entidades da região Sul do Brasil buscam adesão e comprometimento dos concorrentes

07/08/2022 às 14:45 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em busca de adesão e comprometimento dos concorrentes ao pleito a temas comuns e prioritários ao setor: logística, energia, sanidade, conectividade e ao PL (Projeto de Lei) 1293/21 que trata do Autocontrole na Inspeção de Produtos de Origem Animal, as entidades das indústrias de produtos avícolas do Sul do Brasil lançaram uma carta carta aberta conjunta aos candidatos das eleições deste ano. 

Estes temas prioritários e comuns foram definidos em reunião realizada em 21 de julho de 2022, em Curitiba, com a participação dos Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná), Acav (Associação Catarinense de Avicultura), e pela Asgav (Associação Gaúcha de Avicultura) . Na ocasião, foram discutidas as ações do setor para buscar fortalecer os temas comuns, todos correlacionados ao desenvolvimento de avicultura agroindustrial e que passam por ações privadas e públicas, visando manter e desenvolver as cadeias produtivas representadas, fixar a atividade, gerar emprego e renda e fazer com que o setor permaneça sendo reconhecido como de excelência no Brasil e no mundo. 

O documento alerta que as melhorias estruturais propostas são necessárias para que a atividade avícola mantenha sua importância e apresente um crescimento orgânico, visto que o  Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em cidades que possuem o agronegócio é maior do que as que não possuem.

Conforme o texto direcionado aos candidatos destaca que os estados do Sul respondem por praticamente 70% de toda a produção de aves no Brasil. E que o que foi discutido está relacionado com a sustentabilidade do setor, sempre com o viés nas pessoas, meio ambiente, logística, sanidade, energia, grãos e acessibilidade telemática. 

A resolução ainda aponta a importância do Estado do Paraná para a atividade. O estado responde por 18% do total do VBP (Valor Bruto de Produção) da agropecuária paranaense, mais de 40% das exportações brasileiras e 35% da produção nacional de frangos, gerando mais de 85.000 postos de trabalho diretos e outros 1,4 milhão indiretos. Mais de 8 milhões de aves são abatidas diariamente no Paraná, produzindo proteína mundialmente reconhecida por sua alta qualidade.
   
Com informações e foto da Sindiviapar
 


Últimas Notícias