Mapa cria programa para apoio de ecossistemas e ambientes de inovação do agro

Portaria que institui o AgroHub Brasil começa a valer em 1º de setembro de 2022

29/07/2022 às 17:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Com o objetivo de apoiar os ecossistemas e ambientes de inovação do agronegócio brasileiro, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) instituiu o Programa AgroHub Brasil, por meio da Portaria nº 461, publicada nesta semana. A iniciativa busca incentivar e promover a criação de startups que desenvolvam ações inovadoras para a agropecuária, bem como aproximá-las de potenciais oportunidades de captação de recursos públicos e privados, nacional e internacionalmente.

O programa também visa inserir o produtor rural em ambientes de inovação colocando-os em contato com desenvolvedores de tecnologias com o intuito de propiciar o acesso e adoção de novas soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria da qualidade de seus processos e produtos, redução de custos e ampliação de receitas.

A iniciativa será conduzida pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, como instituições de pesquisa, universidades, produtores rurais, empresas privadas, startups e investidores. As ideias deverão ser pautadas em planos de trabalho que serão orientados pela secretaria.

Com o apoio ao empreendedorismo de base tecnológica, o Mapa espera gerar resultados no futuro, como o aumento da produtividade, geração de emprego e renda e mais inovação no campo.

Portal de pesquisa

O portal AgroHub Brasil reúne informações sobre o ecossistema de inovação da agropecuária brasileira e as principais iniciativas em curso no país. Além de informações sobre agricultura digital, conectividade em áreas rurais e aplicativos de celular com soluções para o dia a dia no campo, a página traz explicações sobre linhas de apoio e fomento público e privado para as startups.

Com informações do Mapa

Foto de capa: Lilian Alves/Embrapa


Últimas Notícias