Embalagens de alimentos terão alerta sobre excesso de nutrientes

O objetivo é deixar claro ao consumidor sobre o alto conteúdo de nutrientes relevantes para a saúde

30/07/2022 às 08:07 atualizado por Débora Oliveira* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Entram em vigor no dia 9 de outubro de 2022 as novas regras para rotulagem de alimentos. A novidade deste modelo é a classificação nutricional frontal, um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem. O objetivo é esclarecer ao consumidor, de forma simplificada, sobre o alto conteúdo de nutrientes relevantes para a saúde.

Haverá ainda uma lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo será aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo consumidor. É obrigatória a veiculação do símbolo de lupa com indicação de um ou mais nutrientes, conforme o caso.

Alto conteúdo de açúcar adicionado: em alimentos sólidos e semissólidos o alerta virá quando eles tiverem 15 gramas ou mais por 100 gramas do produto.

A quantidade de alerta em alimentos líquidos virá sempre que tiver 7,5 gramas ou mais por 100 mililitros de alimento.

O excesso de gordura saturada  em alimentos sólidos e semissólidos será indicada quando for de seis gramas ou mais em cada 100 gramas.

Em alimentos líquidos, o alerta será para produtos com três gramas ou mais por 100 mililitros de conteúdo.

O sódio virá em destaque em alimentos sólidos e semissólidos quando a quantidade no produto for de 600 miligramas ou mais em cada 100 gramas. Nos alimentos líquidos quando constar no produto, 300 miligramas ou mais por 100 mililitros.
 

Com informações da Agência Brasil

Foto capa: Luiz Henrique Magnante/Embrapa

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.


Últimas Notícias