Operação apreende 183 toneladas de fertilizantes ilegais no Paraná

Produtos eram fabricados e comercializados sem o devido registro

22/07/2022 às 20:15 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Empresa foi autuada e embargada
Foto: Divulgação/Mapa

Nesta semana foi deflagrada uma operação de combate à produção e comercialização ilegais de fertilizantes em Colombo, na região metropolitana de Curitiba (PR). Após recebimento de denúncia anônima, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a Polícia Civil do Paraná realizaram investigações preliminares que resultaram na descoberta de um estabelecimento onde eram produzidos e comercializados fertilizantes de forma ilegal.

No total, foram apreendidas 183 toneladas de fertilizantes ilegais. A empresa foi embargada e autuada por armazenar, misturar e acondicionar fertilizantes, inclusive varreduras, sem o registro junto ao ministério, além de efetuar mistura de matérias-primas fertilizantes e produzir produto acabado, comercializado como varredura de fertilizante. Além disso, o estabelecimento também foi acusado de fraudar produtos destinados à agricultura.

A destinação do material apreendido será decidida após o término do processo administrativo gerado pela emissão de auto de infração ao estabelecimento.

Orientações

Segundo o Mapa, os fertilizantes ilegais, sem o devido registro, podem gerar riscos para a agropecuária devido à ausência de procedência e eficácia do produto. A orientação é que o produtor rural procure conhecer a origem dos insumos adquiridos e evitar comprar fertilizantes de fontes duvidosas. O ministério ressalta que sem o registro não há como garantir a qualidade e efetividade dos fertilizantes.

Com informações e foto do Mapa


Últimas Notícias