Recuo de oferta eleva preço da lima tahiti em SP

Levantamento do Cepea também aponta valorização da laranja

22/07/2022 às 15:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os preços da lima ácida tahiti subiram nesta semana, trazendo algum alento aos produtores, visto que a fruta esteve bastante desvalorizada ao longo de todo o primeiro semestre. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a oferta está diminuindo gradualmente neste mês e deve ser ainda menor em agosto, o que pode sustentar o movimento de alta das cotações.

Na parcial desta semana (de segunda a quinta-feira), a caixa de 27 kg da tahiti colhida é negociada à média de R$ 15,64, aumento de 14,9% em relação à anterior.

O centro de estudos destaca que a elevada oferta verificada no primeiro semestre é um comportamento típico da produção paulista, mas a disponibilidade tem crescido devido ao aumento recente na área plantada de lima ácida tahiti no estado de São Paulo.

Laranja

Para a laranja, os preços também subiram nesta semana. Colaboradores do Cepea indicam que, ainda que a demanda não tenha reagido, a oferta da fruta também está se reduzindo. Este cenário era esperado diante do aquecimento do processamento industrial e da consequente maior absorção da fruta.

Assim, na parcial desta semana (de segunda a quinta-feira), a laranja pera tem média de R$ 34,65/cx de 40,8 kg, na árvore, alta de 1,7% em comparação com a semana anterior.

Com informações do Cepea

Foto de capa: Paulo Lanzetta/Embrapa


Últimas Notícias