MS decreta situação de emergência em municípios do Pantanal

Governo do Estado reforça medidas de combate a incêndios florestais

23/07/2022 às 15:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

O governo de Mato Grosso do Sul assinou na última quinta-feira (21) um decreto que declara situação de emergência em dez municípios da região do Pantanal, que sofrem com a estiagem e aumento do risco de incêndios florestais. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, com validade de 180 dias para as cidades de Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Coxim, Corguinho, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Pedro Gomes e Sonora.

Com o decreto, o governo poderá executar compras e contratações sem concorrência pública, com recurso liberado de R$ 38 milhões. 

Segundo o governo, os municípios de Coxim, Pedro Gomes e Sonora estão em estado de alerta, com indicação de temperatura elevada, que pode chegar a 35°C, na próxima semana.

Durante coletiva, o governador Reinaldo Azambuja ressaltou que a região pantaneira vive uma situação delicada por conta da seca. "Se nós olharmos o volume pluviométrico nesses últimos anos é bem a quem do esperado. O Pantanal está vivendo uma seca muito grande a, praticamente, dois anos e meio e que deve se avolumar agora", afirmou.

Para reforçar as ações de combate a incêndios, o governo comprou a segunda aeronave do Estado, que será usada em trabalhos do Corpo de Bombeiros na região do Pantanal.

Foto: Vinicius Souza/Canal do Boi


Últimas Notícias