Azeite de oliva apreendido é doado para fabricação de biocombustível

Fiscalização retirou mais de quatro mil frascos de produtos falsificados das prateleiras do comércio

19/07/2022 às 21:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Cerca de dois mil litros de azeite de oliva, apreendidos durante uma ação de fiscalização do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), foram doados para o Hospital Pequeno Cotolengo, de Curitiba (PR), para serem transformados em biodiesel.

O produto fraudado foi apreendido em dezembro do ano passado no Paraná e submetido à análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul. O resultado indicou a presença de outros óleos  vegetais, descaracterizando o produto como azeite de oliva.

O azeite apreendido durante a fiscalização do Sipov (Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal), da Superintendência Federal de Agricultura no Paraná, foi considerado impróprio para a alimentação humana devido ao desconhecimento da sua composição. Por esse motivo, deve ser destinado a outro fim, principalmente para usos industriais, como a fabricação de biodiesel. Todas as etapas de destinação do produto doado são acompanhadas pelo Mapa.

Operação

O trabalho de fiscalização retirou mais de quatro mil frascos de 500 ml de azeite falsificado das prateleiras dos supermercados, atacadistas e distribuidores localizados no estado do Paraná.

De acordo com o auditor fiscal do Sipov, José Roberto Viccino, a empresa responsável pela produção foi autuada. “Além da apreensão, a empresa responsável foi autuada em processo administrativo, com imposição de multa. O processo também será encaminhado ao Ministério Público para demais apurações de competência desse órgão”, explica.

Atualmente, o azeite de oliva é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado. A adulteração mais comum é a mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais. Também são encontrados casos de azeite de oliva refinado vendido como azeite extra virgem.

Com informações e foto do Mapa


Últimas Notícias