A colheita de algumas das culturas de segunda safra já começou em diversas regiões do país. No caso do algodão, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), cerca de 16,3% da fibra já foi colhida.
Na região Centro-Oeste do Brasil, o clima tem contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos. Em Mato Grosso, a colheita segue em ritmo intenso. O tempo seco favoreceu a maturação final, proporcionando aumento das áreas no ponto de colheita. Em Mato Grosso do Sul, as condições climáticas também são favoráveis para os cultivos que estão em estágio de maturação e colheita. Em Goiás, a colheita avança nas principais regiões produtoras, principalmente no extremo sul do estado. No leste goiano as áreas estão em pré-colheita, com o processo de dessecação.
Na região Nordeste, as atividades também registram um bom desempenho. Na Bahia, grande parte das lavouras de sequeiro estão em fase de maturação e a colheita segue evoluindo, já os cultivos irrigados encontram-se em período de formação de maçãs e maturação. No Maranhão, a colheita das lavouras de primeira safra continuam e as áreas de segunda safra também já iniciaram o processo. No Piauí, as condições climáticas favorecem o desenvolvimento da colheita.
No Sudeste do país, especialmente em São Paulo, a colheita está finalizada e o beneficiamento em etapa final na região sudoeste do estado. Nas partes oeste e noroeste paulista, a maioria das lavouras já está colhida.
Confira os detalhes no mapa a seguir:
Com informações da Conab
Foto de capa: Odilon Silva/Embrapa