A safra do trigo tem uma expectativa de aumento de 6,6% na área cultivada, em relação à safra anterior, quando foram semeados em torno de 65%, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Atualmente a área semeada chega a 88,1% no país. A expectativa é uma produção de 9,1 milhões de toneladas do grão na safra atal - 17,6% a mais que a da safra anterior.
A baixa precipitação e a melhora nas condições de solo proporcionaram condições favoráveis à semeadura do trigo no Rio Grande do Sul, que está em fase inicial na região da Serra e mais adiantada na região Noroeste. As lavouras estão, predominantemente, em fase de desenvolvimento vegetativo.
No Paraná, mesmo com a redução da área cultivada em relação à safra passada, as condições das lavouras estão boas, e o processo de semeadura está quase completo. Nas regiões Norte e Oeste do estado, as produções estão em estágios mais avançados, inclusive em floração no Extremo-Norte. A produção estadual tem estimativa de aumento de 21%.
As condições climáticas proporcionaram um avanço de semeadura no Estado de Santa Catarina. Há uma expectativa de 13% no aumento da área semeada com relação à safra passada.
Em Minas Gerais, as lavouras se desenvolvem normalmente e as mais adiantadas estão em fase de maturação. Há uma expectativa de crescimento na produção do trigo com relação à safra anterior, impulsionada pelo desenvolvimento da produtividade e da área cultivada. No Sul, áreas pontuais sofrem com o ataque da lagarta do cartucho.
A colheita avança nas lavouras de sequeiro de Goiás, e a produtividade é variável devido ao estresse hídrico. As lavouras irrigadas não foram afetadas pelas condições climáticas desfavoráveis e a previsão é que a colheita tenha início no mês de agosto. Com relação à safra passada, a expectativa é que haja aumento na produção.
O clima é propício em Mato Grosso do Sul e têm preservado a umidade no solo, permitindo que as lavouras sigam seu ciclo adequadamente. A baixa umidade relativa do ar tem colaborado para a manutenção da sanidade das plantas. Há uma queda em área cultivada com relação à safra anterior, mas segue a expectativa de crescimento na produtividade.

Com informações da Conab
Foto capa: Wenderson Trilux/CNA
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.