Audiência pública debate acesso à conectividade para agricultura familiar

Dados do IBGE indicam que 72% dos produtores rurais não têm acesso à internet

15/07/2022 às 21:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

As ferramentas digitais e tecnológicas estão presentes em diversas esferas da economia, e no setor produtivo não é diferente. O assunto foi tema de uma audiência pública realizada nesta semana pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Câmara dos Deputados, a pedido da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária).

A implantação do sistema 5G no Brasil também foi abordada durante a reunião. O deputado Zé Silva (SD-MG), coordenador de comunicação da FPA, destacou a importância da inclusão e acesso dos produtores de agricultura familiar à nova tecnologia. “Uma coisa é os 26% dos produtores rurais que que são os de grande porte acessarem essa tecnologia, outra vertente são os 84% dos produtores rurais de pequenas propriedades”, disse.

Para o parlamentar, o debate sobre conectividade e inovação no campo é fundamental para o setor produtivo brasileiro, que tem o desafio de alcançar toda a cadeia produtiva do país.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 72% dos produtores rurais ainda estão desconectados no Brasil, especialmente na região Nordeste. Uma solução apontada durante o encontro, foi o uso de investimentos para tornar o acesso às novas tecnologias mais fácil ou a utilização de recursos do Fust (Fundo de Universalização de Telecomunicações), criado para cobrir custos de ampliação de serviços de telecomunicações.

Participaram da audiência pública representantes da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), MCom (Ministério das Comunicações) e da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Com informações da FPA

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias