Exportações de milho em MT crescem 410% em 12 meses

Incremento está relacionado à antecipação da colheita em grande parte do estado

16/07/2022 às 08:53 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

As exportações de milho em Mato Grosso totalizaram um volume de 456,55 mil toneladas somente em junho deste ano. De acordo com o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), o estado enviou ao exterior 36,06% a mais do cereal que no mês anterior. Já em comparação ao mesmo período da safra do ano passado, o incremento é ainda maior, com envios 410,04% superiores a junho de 2021.

Segundo o instituto, o crescimento é justificado pela antecipação da colheita que começou no mês de maio na maior parte das regiões do estado e segue a mais adiantada em relação às últimas cinco safras, desde o começo dos trabalhos de campo.

Neste cenário, os produtores de milho conseguiram antecipar os embarques do cereal que haviam sido comercializados antecipadamente. Por fim, com o fechamento do ano safra 2020/21 (jul-jun), no acumulado, foram enviados 16,53 milhões de toneladas ao exterior, valor 26,36% menor que o registrado na safra anterior. O principal motivo da queda está relacionado com a quebra produtiva que ocorreu na temporada passada, devido aos atrasos na semeadura em Mato Grosso, em que grande parte das áreas de milho foram plantadas fora da janela ideal.

Com informações do Imea

Foto de capa: Wenderson Araújo/CNA-Senar


Últimas Notícias