Exportações de soja em MT atingem recorde no primeiro semestre de 2022

China se destacou como o principal destino do produto

12/07/2022 às 10:09 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os envios de soja no estado de Mato Grosso atingiram recorde no primeiro semestre deste ano. De acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), vinculada ao Ministério da Economia, que integram o relatório de mercado do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), as exportações da oleaginosa chegaram ao acumulado de 20,12 milhões de toneladas, com um incremento de 0,72% em comparação ao mesmo período do ano passado. O maior volume embarcado está associado ao recorde na produção estadual e à quebra da safra sul-americana.

Entre os principais compradores do grão produzido no estado Mato-Grossense está a China que, apesar do menor apetite observado nos últimos meses devido à política de zero Covid-19, adquiriu 11,03% a mais no comparativo anual. Além disso, a representatividade do país aumentou 9,85% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, participando com 57,64% das compras de soja do estado.

Segundo o Imea, é historicamente observada uma redução nos envios no segundo semestre devido à menor oferta do grão, no entanto, com o atraso na venda da soja neste ano e com o dólar apresentando trajetória de valorização, as exportações para os próximos seis meses poderão apresentar novo recorde para o período.

Com informações do Imea

Foto de capa: Ivan Bueno


Últimas Notícias