Período proibitivo do fogo inicia em Mato Grosso

Medida será válida até 30 de outubro

10/07/2022 às 09:35 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Começou no dia 1º de julho no Mato Grosso, o período de restrição ao uso do fogo e todas as atividades de limpeza de pastagem que utilizam esse mecanismo. A medida está prevista no Decreto nº 1.356, de 13 de abril de 2022, publicado pelo governo estadual.

A norma será válida até 30 de outubro. Nesta temporada fica autorizado o uso do fogo apenas para as práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção.

Para o diretor-presidente da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Oswaldo Pereira Júnior, é necessário que os produtores e toda a sociedade estejam atentos à restrição, já que o período é de estiagem e há redução dos índices de chuvas em todo o Estado. “Neste período de seca, as chuvas reduzem muito e aumenta a probabilidade de ocorrência de incêndios florestais e é preciso a conscientização do cidadão sobre prevenção e combate a incêndios para evitar estragos e tragédias como já vimos ocorrer”, afirma.

Em 2020, a região do Pantanal Mato-Grossense sofreu com incêndios de grandes proporções que afetaram o meio ambiente e destruiu parte de propriedades rurais, causando enormes prejuízos financeiros e a saúde de produtores da região.

Neste ano, o governo do estado anunciou a destinação de R$ 32 milhões para investimento na prevenção e atendimento dos casos de incêndios no período crítico. Os recursos fazem parte do pacote de investimento para o combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal, que engloba sete áreas que são a gestão, o monitoramento, a responsabilização, fiscalização, prevenção e combate, proteção da fauna e comunicação.

Com informações da Acrimat

Foto de capa: Governo Federal


Últimas Notícias