Zoneamento Agrícola da soja safra 22/23 é publicado

Semeaduras do grão épocas inadequadas podem afetar o porte, o ciclo e o rendimento 

06/07/2022 às 15:26 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

As portarias números 247 a 265 que estabelecem o Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático) para a cultura da soja, foram publicadas nesta terça-feira (5) no DOU (Diário Oficial da União). 

O objetivo é reduzir os riscos relacionados a problemas climáticos e também o risco fitossanitário causado pela ferrugem asiática da soja. Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) os elementos climáticos que mais influenciam na produção da soja são a precipitação pluvial, temperatura do ar e fotoperíodo.

A época de semeadura é um dos fatores que mais influenciam o rendimento da cultura da soja, ou seja, é ela quem determina a exposição da cultura à variação dos fatores climáticos limitantes. Assim, semeaduras em épocas inadequadas podem afetar o porte, o ciclo e o rendimento das plantas e aumentar as perdas na colheita.

Com a publicação do Zarc da soja, a SPA/Mapa finaliza o cronograma de publicações de portarias das culturas de verão safra 2022/2023. Dessa forma, os produtores rurais e agentes financeiros têm uma segurança maior para o fechamento de contratos de seguro e crédito rural para a safra.

Ferrugem Asiática 

Visando a prevenção e controle da ferrugem asiática, devem ser observadas as determinações relativas ao vazio sanitário e ao calendário de plantio, definidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária, do Mapa. O estudo de Zarc levou em consideração, para indicação das janelas de semeadura, a Portaria SDA Nº 607 de 21 de junho de 2022, que estabelece os calendários de semeadura da soja referente à safra 2022/2023.

Com informações do Mapa

Foto capa Breno Lobato/Embrapa
 


Últimas Notícias