Café: Colheita avança, mas volume disponível e liquidez seguem baixos

Dificuldade de contratar mão de obra tem influenciado nos trabalhos

29/06/2022 às 18:45 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

A colheita da safra 2022/2023 de café arábica tem ganhado ritmo, porém, a quantidade de café novo a chegar no mercado nacional segue limitada, com o volume de negócios sendo fechados no spot abaixo do esperado para a época. Segundo informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os fechamentos para entregas futuras também estão lentos, uma vez que a maior parte dos cafeicultores está cautelosa, devido às incertezas em relação ao clima no Brasil e à oferta do grão.

Colaboradores do centro de estudos seguem reportando dificuldades na contratação de mão de obra e aumento dos gastos com colhedores. Além disso, têm crescido as reclamações de quebra de rendimento na secagem dos grãos. Esse cenário reforça as preocupações em relação aos custos de produção desta temporada, que já vinham sendo impulsionados pela elevação dos preços dos insumos e combustível.

Para o café robusta, a colheita avança gradualmente. Cafeicultores também relatam problemas na contratação de mão de obra. Colaboradores do Cepea alegam que, nos locais onde a colheita é predominantemente manual, os cafés estão secando nos pés em decorrência da falta de trabalhadores, fator que pode influenciar no volume final da produção.

Com informações do Cepea

Foto de capa: Wenderson Araújo/CNA-Senar


Últimas Notícias