Estudo avalia influência do clima em regiões produtoras de grãos

Monitoramento ocorreu no início de junho e os resultados mantém boas expectativas de produção no país

03/07/2022 às 10:13 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na semana passada, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou a edição de junho do Boletim de Monitoramento Agrícola. De acordo com o estudo, nas primeiras semanas do mês os acumulados de chuva foram maiores nas regiões Norte e Sul do país e também nas faixas leste e norte da região Nordeste. O tempo seco predominou nas demais áreas, favorecendo a maturação e a colheita dos cultivos de segunda safra.

Ainda segundo o boletim, foi observada a redução das temperaturas em todo o Brasil devido a proximidade do inverno, além da ocorrência de geadas em estados da região Sul e em partes do Sudeste e Centro-Oeste. Apesar desses fatores, não houveram danos significativos para os cultivos de segunda safra e inverno.

No período analisado, foi possível verificar ainda a baixa umidade do solo, principalmente no oeste e norte da Bahia, no norte e noroeste de Minas Gerais e centro-norte de Goiás. A mesma situação ocorreu no centro-sul de Tocantins, sul do Maranhão, sudoeste do Piauí, da faixa leste de Mato Grosso, do norte de Mato Grosso do Sul e do noroeste de São Paulo. Isso significa que as lavouras em estágios reprodutivos ficaram sob restrição hídrica nessas localidades.

Por outro lado, houve boa disponibilidade hídrica nas regiões Sul, Sealba e parte sul dos estados sul-mato-grossense e paulista, contribuindo com o desenvolvimento dos cultivos de segunda e terceira safra e de inverno. Devido ao excedente hídrico, a semeadura dos cultivos de inverno foi suspensa em algumas partes da região Sul.

Com relação ao acompanhamento do índice de vegetação, de acordo com o estudo, apesar das restrições hídricas, a semeadura antecipada do milho segunda safra permitiu que as lavouras se desenvolvessem de forma similar ou melhor que as últimas safras na maioria das regiões monitoradas.

Atualmente, o índice está em queda nas principais regiões produtoras de milho segunda safra devido à maturação das lavouras. Nas principais regiões produtoras de cultivos de inverno, predominam os baixos valores do índice de vegetação, demonstrando o início da semeadura. Conforme o boletim, de forma geral, os agricultores seguem com uma expectativa de boa produtividade.

Com informações da Conab

Foto de capa: Epagri


Últimas Notícias