Estudo apura vantagens do cultivo irrigado ante às mudanças do clima

Experimento feito em plantações de soja obteve resultados positivos em MS

23/07/2022 às 14:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Com o crescimento de área plantada e a necessidade de reduzir os riscos na atividade agrícola em decorrência das mudanças climáticas, produtores de Mato Grosso do Sul estão investindo no cultivo irrigado da soja. A aplicação do método tem sido realizada por pesquisadores da Fundação MS, com o objetivo de avaliar as vantagens para as lavouras do estado.

De acordo com informações publicadas em relatório pelo setor de Fitotecnia Soja, no experimento implantado no município de Maracaju, sob sistema de plantio direto e irrigação por pivô central, todas as 24 cultivares avaliadas apresentaram excelente produtividade, com resultados que variaram de 70,1 sc ha-1 a 91,7 sc ha-1.

Ainda conforme o relatório, a semeadura ocorreu em boas condições de umidade, possibilitando bom estabelecimento da cultura, ainda no mês de setembro e dentro da janela adequada, o que possibilita melhor cenário para o plantio do milho e intensificação do sistema de produção.

O pesquisador responsável pelo setor de Fitotecnia Soja, André Bezerra, pontua os itens essenciais para o desenvolvimento do estudo que deve ter continuidade no estado. “Nos próximos anos, continuaremos a avaliar cultivares de soja sob irrigação, considerando regiões de solos argilosos e arenosos. É importante destacar, também, que para implantar o sistema de irrigação, o principal ponto é ter proximidade à fonte e água disponível (outorga) e avaliar o investimento necessário”, explica.

Método

A agricultura irrigada oferece vários modelos para serem implantados. No entretanto, o mais comum utilizado para a cultura da soja é o tipo pivô central, que funciona com aplicação sob pressão acima do solo, por meio de aspersores ou orifícios, na forma de uma chuva artificial.

Dados da ANA (Agência Nacional de Águas), publicados em 2021, mostram que o país possui um potencial irrigável efetivo de 13,7 milhões de hectares. Do total, a região Centro-Oeste detém a maior capacidade ativa para implantação do sistema de irrigação nas lavouras (45%) e Mato Grosso do Sul figura entre os estados onde a área de agricultura irrigada tem crescido.

Com informações e foto de capa da Fundação MS


Últimas Notícias