Tempo seco no Centro-Oeste, chuva intensa no NE e ventos no Sul nesta quinta

País tem variações climáticas acentuadas no início do Inverno

23/06/2022 às 08:40 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Este segundo dia do Inverno de 2022 começou com registros acentuados de chuva, tempo seco e ventos em três regiões do país. No Nordeste, dezenas de cidades de três estados registraram volumes de chuva acima de 120 milímetros - 120 litros de água por metro quadrado - nas 24 horas completadas às 5h de hoje (23). Pernambuco voltou a ser o estado mais castigado, após dois dias de registros mais leves. 

Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), quatro cidades pernambucanas tiveram acumulados elevados, entre quarta e quinta-feiras: Buenos Aires, na região centro-Norte, e São José da Coroa Grande, no litoral-Sul do Estado, registraram 125mm. Paulista e Tamandaré, no extremo-Sul, próximo à divisa com Alagoas, tiveram marcas entre 100 e 105 milímetros.

O Estado é um dos mais castigados pelas chuvas no Nordeste, neste ano, com a marca de 130 mortes, de acordo com a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima). A vítima mais recente foi uma mulher de 62 anos, que morreu no desabamento da cas onde morava, em Bom Conselho, a 170 quilômetros da capital Recife. 

Na Paraíba, o registro mais acentuado de chuva é o de Cabedelo (foto), no litoral e a 16 quilômetros da capital João Pessoa, com 120mm. 

Alertas

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Boa Vista, Macapá, Manaus
Os aletras desta quinta são: perigo de chuva volumosa e temporais, com potencial para muitos transtornos no litoral de Alagoas, temporais no norte do Rio Grande do Sul, no oeste, planalto sul, serra e sul de Santa Catarina, em Sergipe, no interior de Alagoas 

No Sul do país também houve chuva forte em Correia Pinto e Capinzal, em Santa Catarina, com 80mm; Vacaria, Teutônia e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, com 65mm, e Francisco Beltrão, no Paraná, com 55mm. 

Ventos fortes ocorreram em Bom Jardim da Serra (SC), com rajadas de107km/h; Urupema (SC), com 85km/h e Passo Fundo (RS), com 82km/h, entre a manhã e a noite desta quarta-feira. Os dados são do Ciran (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia), de Santa Catarina.

Enquanto isso, Estados do Sudeste e do Centro-Oeste vivem dias de clima seco, com com níveis de umidade do ar entre 12% e 21% em Goiás (exceto no nordeste do Estado), Leste e sudeste de Mato Grosso, nordeste de Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo e sudoeste de Minas Gerais, segundo a Climatempo - empresa especializada em previsões climáticas.

Foto de Bom Jardim da Serra: Reprodução Google Maps

Foto de capa: Cemaden


Últimas Notícias