Empresa chilena anuncia instalação de nova fábrica de celulose

Esta será a 5ª indústria do segmento no Estado, com investimento bilionário

22/06/2022 às 15:45 atualizado por Daniel Catuver e Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:
Anúncio foi feito nesta quarta-feira. (Foto: Vinícius Souza)

Mato Grosso do Sul terá mais uma fábrica de celulose, desta vez no município de Inocência, localizado na região Leste do Estado, a cerca de 331 quilômetros de Campo Grande. O anúncio ocorre na tarde desta quarta-feira (22) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), e diretores do grupo chileno Arauco, no Bioparque Pantanal. O empreendimento terá custo estimado em R$ 15 bilhões.

A fábrica deve começar a ser construida em 2024, com geração global de 15 mil empregos e conclusão das obras no primeiro trimestre de 2028. A capacidade de produção anual deve atingir a 2,5 milhões de toneladas ao ano, com utilização inicial de 60 mil hectares de eucaliptos, plantados em Inocência, com expectativa de atingir 330 mil hectares até 2028. 

O grupo chileno busca instalar-se em Mato Grosso do Sul, desde 2016, com a compra da fábrica Eldorado Brasil, instalada em Três Lagoas. O negócio não prosperou com a entrada do grupo Paper Excelence, da Indonésia, que arrematou a maioria das ações da empresa por R$ 15,5 bilhões, em 2017.

O novo investimento é menor se comparado ao total do investimento anunciado pela brasileira Suzano, em 2021, para construção de sua terceira planta em Mato Grosso do Sul. A fábrica, que tem obras em andamento, terá capacidade de produção de 2,1 milhões de toneladas de celulose por ano, fica em Ribas do Rio Pardo, a 110 quilômetros de Campo Grande.

Outras fábricas 

Mato Grosso do Sul já possui três fábricas de celulose instaladas e operando em Três Lagoas, sendo uma da Eldorado Brasil e duas da Suzano. O total de vagas de trabalho nas unidades em funcionamento chega próximo de 25 mil pessoas, entre mão de obra florestal, das indústrias e de comercialização - sendo 91% do total fabricado destinado à exportação.

Colaborou Vinícius Souza


Últimas Notícias