Segundo divulgação feita na última sexta-feira (17) pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o volume de carne de frango exportado em maio aumentou, como já era esperado por agentes do setor nacional. Já em relação à receita, os resultados superaram as expectativas uma vez que o montante arrecadado com as vendas externas atingiu recorde.
Dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), vinculada ao Ministério da Economia, mostram que foram obtidos R$ 4,48 bilhões com os embarques realizados no mês passado. Esse valor é 14,7% maior que o de abril deste ano e 28,9% superior ao que foi registrado em maio de 2021.
O volume escoado somou 429,7 mil toneladas, sendo o segundo maior da história, atrás somente do de julho de 2018, quando foram exportadas 463,9 mil toneladas, segundo informações da Secex.
De acordo com os pesquisadores do Cepea, o aumento no volume embarcado está atrelado à guerra na Ucrânia – que já foi um dos maiores produtores e exportadores de carne de frango na Europa – e aos contínuos surtos de Influenza Aviária de alta patogenicidade (H5N1) no Hemisfério Norte, que têm direcionado a demanda global pela proteína ao Brasil.
Quanto à receita, o resultado recorde refletiu o aumento no preço pago pelo produto exportado, que teve média de R$ 10,39/kg no último mês, o maior patamar da história, sendo 11,7% superior à de abril e 24,3% acima da de maio de 2021.
Com informações do Cepea
Foto de capa: Pixabay