App de transporte de animais deixa de ser obrigatório em MS

Ferramenta continuará funcionando de forma facultativa e passará por ajustes técnicos

15/06/2022 às 19:50 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi publicado nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, a suspensão da obrigatoriedade do Aplicativo Transportador de Animais no estado. O software foi criado por meio da portaria n° 3680 da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) que estabelecia que a partir de 1º de julho de 2022 os profissionais do setor de transportadores de animais deveriam se cadastrar no aplicativo.

Esta é uma das ferramentas previstas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (2017-2026), que apresenta cronograma e operações a serem executadas para que Mato Grosso do Sul tenha condições de realizar a transição para estado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

De acordo com o diretor da Iagro, Daniel Ingold, a suspensão da obrigatoriedade do aplicativo atende à solicitação de agentes do setor. "Em função das demandas que tivemos da Famasul e de vários produtores, nós tivemos uma reunião com o presidente da federação e a Semagro, e decidimos pela suspensão da obrigatoriedade de uso do aplicativo", afirma.

Segundo o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, a suspensão da obrigatoriedade do aplicativo possibilitará a realização de ajustes técnicos e preparação dos usuários. “O principal motivo é a necessidade de adequação da ferramenta à realidade das empresas de transporte de Mato Grosso do Sul, sendo necessário um prazo maior para orientação e capacitação dos usuários. Por isso, o uso em formato de teste, sem ser obrigatório, dará prazo hábil para que possíveis adequações sejam feitas sem prejuízo aos transportadores, produtores e a cadeia produtiva animal do estado”, ressalta.

Com informações da Famasul

Foto de capa: Portal MS


Últimas Notícias