Colheita de milho avança em Mato Grosso

Antecipação do ritmo está associada ao adiantamento da semeadura do cereal

14/06/2022 às 14:57 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou, nesta segunda-feira (13), o relatório de mercado com informações que indicam que  até a última sexta-feira (10), Mato Grosso havia colhido 16,22% da área estimada para a safra 2021/2022 de milho. O índice corresponde a um avanço de 10,24% ante a semana anterior e a um adiantamento de 14,29% comparado ao mesmo período da safra passada.

O ritmo antecipado dos trabalhos é influenciado pelo adiantamento da semeadura e colheita da soja em algumas regiões, que possibilitaram aos produtores do cereal iniciarem o plantio do milho mais cedo em relação às safras anteriores. Dessa forma, a região médio-norte  do estado lidera os trabalhos com 17,95%, seguida pelo noroeste, com 16,75%, e a sudeste, com 16,61%.

O relatório destaca ainda, que, por ora, as chuvas observadas em alguns municípios produtores não prejudicaram o avanço da colheita e a qualidade do milho.

Apesar dos cenários positivos de produtividade nas áreas já colhidas, algumas regiões do estado, como a centro-sul e a oeste, tiveram parte das áreas semeadas fora da janela ideal, além de estresse hídrico nos meses de abril e maio. Esses fatores podem impactar na produtividade das lavouras conforme o avanço da colheita.

Com informações do Imea

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias