Começou ontem e vai até esta quarta-feira, dia 14, o primeiro Simpósio Global sobre Soluções Sustentáveis em Água e Energia. Especialistas e representantes de governos, organizações internacionais e setor privado para compartilhar e explorar as melhores práticas em relação ao uso sustentável de água e energia participam do encontro na sede da empresa Itaipu, no rio Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai.
O simpósio destaca que mais de 733 milhões de pessoas ainda não têm acesso à eletricidade, e mais de 2 bilhões são afetadas pelo estresse hídrico em todo o mundo.
Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês), até 2035, o consumo de energia deverá aumentar em 50%, o que, por sua vez, aumentará o consumo de água do setor energético em 85%.
O Simpósio reúne representantes da ONU e de seus estados-membros, líderes e especialistas em água, energia, ecossistemas terrestres e mudanças climáticas, e representantes de outras organizações internacionais e do setor privado.
As soluções a serem apresentadas e discutidas se basearão em uma ampla gama de setores e abordagens, incluindo inovações tecnológicas usando energia para água e água para energia.
O simpósio também examinará finanças e investimentos, incluindo parcerias público-privadas, estruturas institucionais e de tomada de decisão e opções de políticas para gerenciar compensações e maximizar impactos positivos.
Também explorará como as soluções de água e energia podem gerar benefícios, como tornar a energia hidrelétrica mais sustentável, retribuindo às comunidades locais, impulsionando as economias locais ou adaptando-se às mudanças climáticas.