Produção de camarões impulsiona economia do Nordeste

Principais destinos dos crustáceos brasileiros são os Estados Unidos, China e Hong Kong 

09/06/2022 às 13:35 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em 2020, o Nordeste foi responsável por 99,6% da produção brasileira de camarão criado em cativeiro, liderada pelo Rio Grande do Norte e Ceará. Os principais destinos do camarão brasileiro são os Estados Unidos, China e Hong Kong. 

De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), no Rio Grande do Norte, a 195 km de Natal, no município de Pendências, a fazenda Potiporã, tem 86 viveiros para os crustáceos, 60 berçários e 35 quilômetros de canais produzindo em média 800 toneladas de camarão por mês. Levando o título também de maior indústria de processamento e beneficiamento da carcinicultura, a empresa distribui seus produtos para todos os estados brasileiros, de Manaus a Porto Alegre.

O dono da fazenda, Cristiano Maia, diz que um dos desafios para o setor é estimular o aumento do consumo de camarão entre os brasileiros. “O Brasil consome pouco o crustáceo. Aumentou um pouco o consumo nos últimos tempos, isso graças aos grandes restaurantes que são estimuladores de consumo. Produzimos cerca de 150 mil toneladas por ano e, em média, cada pessoa consome 600 gramas por ano”, argumentou Maia.              

Na fazenda Papeba (RN) fica a propriedade da engenheira de pesca e empresária, Silvana Pereira, 53 anos, que junto com a mãe realizam a engorda do camarão marinho Litopenaeus vannamei, que é um tipo cultivado no Brasil desde a década de 80. 

“Começamos com 20 hectares e depois adquirimos mais cinco hectares. É uma produção que teve um momento crescente, até 2004 nós tivemos uma boa produtividade, mas de lá para cá viemos convivendo com as doenças que afetam a produção animal”, conta Silvana. 

Para ser comercializado, o camarão precisa atingir um peso acima de 10 gramas, e aí é que começa a fase da chamada engorda. A fase de engorda é a segunda etapa do processo produtivo e a fase caracterizada pelo crescimento do camarão.

Com informações e foto do Mapa
 


Últimas Notícias