Pequenas empresas mostram força em novos empregos

Setores contrataram mais que todos os demais, somados, nos primeiros meses do ano

09/06/2022 às 09:34 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

As micro e pequenas empresas estão puxando a criação de empregos formais em 2022, em todos os estados do Brasil, segundo dados divulgados pelo Sebrae, nesta quinta-feira (9). A força do setor se mantém acentuada ante outros segmentos da economia, com participação superior às mais significativas em outros aspectos, e com registros consideráveis de geração de mão-de-obra e distribuição de renda.

Dos 700,59 mil postos de trabalho formais criados no Brasil de janeiro a abril, 585,56 mil, o equivalente a 76% do total, originaram-se de pequenos negócios, informa o Sebrae, com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, elaborado pelo Ministério da Economia.

Entre outros dados, o Sebrae apurou que as micro e pequenas empresas abriram 470,52 mil vagas a mais que as médias e grande empresas nos quatro primeiros meses de 2022.

No recorte de abril, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 84% das vagas formais no mês, com 166,8 mil de um total de 196,9 mil postos de trabalho criados no mês passado.

Na divisão por setores da economia, somente os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos.

SERVIÇOS

O setor com mais destaque é o de serviços, com a abertura de 93,4 vagas em micro e pequenas empresas, de um total de 117 mil postos apurados pelo Caged. De acordo com o Sebrae, a reabertura da economia, após a vacinação contra a covid-19, tem impulsionado a recuperação do segmento.

O segundo setor que liderou a criação de postos de trabalho em setembro foi o comércio, com 28,42 mil vagas em micro e pequenas empresas, de um total de 29,26 mil. Em terceiro lugar, vem a indústria, com 25,26 mil empregos gerados, contra um total de 26,37 mil.

Com informações do Sebrae

Fotos: Freepik/Pressfoto

 


Últimas Notícias